José Andrade deixa cargo de Juiz de Direito

Imagem destaca José Andrade durante live e outra com ele de braços cruzados: José Andrade anuncia que deixa cargo de Juiz de Direito

Compartilhe esse post

Na última sexta-feira, 3, o juiz José Andrade, altamente reconhecido no meio da advocacia, anunciou que pediu sua exoneração do cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), após 21 anos de carreira na Magistratura.

Em uma live no Instagram, ele agradeceu o carinho dos amigos e seguidores e explicou os motivos da sua decisão. Entre eles, a grande proporção que a carreira de docente tomou em sua vida, assim fazendo com que ele tivesse de escolher entre o cargo de professor e a magistratura.

O que levou José Andrade a deixar seu cargo como Juiz de Direito?

Em primeiro lugar, veja alguns pontos citados pelo ex-Magistrado:

  • As resoluções do CNJ, que tem algumas restrições de temas que um juiz pode trabalhar enquanto docente, acabavam limitando áreas de conteúdo a serem explorados e uma atuação de forma mais próxima com os alunos.
  • Agora fora do cargo de Juiz, José Andrade poderá atuar de maneira livre com seus alunos dentro de seus cursos.
  • Mas ele deixou claro que seu pedido não tem relação com o caso do juiz federal Erik Navarro, que pediu exoneração no mês passado em meio a suspeitas de atuação como coach, o que é proibido por lei do CNJ.
  • José ainda contou que no ano passado, a corregedoria do TJ onde trabalhava fez um procedimento investigando sua atividade como docente.
  • Além disso, foi constatado e referendado tanto pelo Tribunal quanto pelo CNJ que ele não exercia nenhuma atividade ligada ao trabalho de coaching.

LEITURA SUGERIDA: Veja o que é, como funciona e como uma Landing Page pode ajudar no seu escritório de Advocacia

Referências no Direito cumprimentam Andrade por decisão

Na postagem em que José Andrade anunciou exoneração de seu cargo público, diversos influenciadores da área do Direito saudaram a decisão do ex-magistrado.

Rodrigo Alvarez, especialista em Direito Criminal, com mais de 120 mil seguidores no Instagram disse: “Parabéns mestre! Sou testemunha da sua competência na magistratura, mas também vi e vivi o brilho dos seus olhos quando o assunto é a docência. Agora o céu é o limite. Grande abraço”.

A advogada especialista em Direito Imobiliário, Gabriela Pereira, escreveu: “Sonho com meu dia de devolver meu cartório e voltar para advocacia toda noite. Para quem quer crescer, estar em um concurso público é uma verdadeira âncora. Meu tão sonhado momento está mais perto que antes. Parabéns pela coragem, toda comunidade acadêmica ganhará muito com sua escolha”.

Tiago Pereira, advogado Especialista em Trabalhista e Previdenciário afirmou: “Parabéns Zé, felicidades nessa nova etapa! Desejo sucesso na docência e na advocacia”.

O que José Andrade vai fazer agora?

Agora, José de Andrade vai seguir compartilhando conteúdos em suas redes sociais e em seus treinamentos, agora sem as “amarras e sem restrições”, como tinha na época que acumulou essas funções como a de Juiz de Direito. Além disso, também deve seguir o caminho da Advocacia privada.

Alguns seguidores questionaram o fato do juiz abandonar um cargo público para seguir na iniciativa privada e José respondeu sobre o tema:

“Serviço público é diferente de estabilidade, pois quando você delega seu futuro para as mãos de alguém, isso deixa de significar algo estável”.

“Estabilidade é ser capaz de mudar a vida das pessoas, assim você se torna essencial na vida delas e a estabilidade está dentro do que eu faço.”

José Andrade ainda citou que pretende ajudar os professores a aprenderem mais sobre o mundo da educação online, assim segundo ele:

“Valorizando os profissionais da educação como eles realmente merecem”. Além disso, disse também que pretende buscar melhorias para o sistema de justiça, debatendo sobre o acesso a banco de dados para advogados, assim agilizando os processos do dia a dia.

Quem é o Dr. José Andrade

José Andrade atuou como Juiz de Direito desde o ano de 2002, contando com mais de 21 anos de experiência. 

Mestre em Garantismo e Direitos Fundamentais pela Universidade de Girona, na Espanha; Pós-Graduado em Direito Processual Civil (UNISUL) e em Direito Constitucional (PUC-RJ); autor de inúmeros livros e artigos publicados em editoras e sites de renome nacional.

Ele ficou conhecido por seus cursos direcionados para Advogados. Entre os treinamentos mais conhecidos estão Expert em Audiências, Expert em Execução e Petição Inicial Perfeita.

Andrade, dessa forma, se tornou um dos professores mais influentes na área do Direito, com mais de 450 mil seguidores no Instagram atualmente. Referência no digital, ele também é membro do Plat, de um grupo de empresários da educação digital que faturam mais de R$ 10 milhões por ano.

VEJA MAIS: Nichos de Sustentação Para Advogados: o que é, como funciona e como trabalhar

Veja mais

Oferta Anormal de Landing Page Para Advogados em Maio

Você vai poder criar quatro landing pages para o seu escritório de Advocacia com uma condição muito diferenciada somente entre 5 a 9 de maio