Google Ads na Advocacia: Respondendo 7 Dúvidas Frequentes

Compartilhe esse post

Se você é um advogado em busca de maneiras eficazes de expandir sua presença online e atrair potenciais clientes, usar o Google Ads na Advocacia pode ser a resposta que você está procurando. 

Neste mundo digital em constante evolução, é essencial que os profissionais jurídicos estejam atualizados sobre as estratégias de marketing mais eficazes. E é aí que o Google Ads se destaca. 

Neste artigo, responderemos a sete das dúvidas mais comuns sobre o uso do Google Ads no setor jurídico, ajudando você a aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de publicidade online.

Começando com a primeira dúvida que é: Campanha regional ou nacional, qual é melhor?

Numa campanha nacional, você tem maior volume de pesquisa, com cliques teoricamente mais baratos, porém uma objeção de distância por parte do cliente pode vir a ser um obstáculo.

Já no caso da campanha regional, o volume de pesquisa é menor, com cliques mais caros, porém você tem uma proximidade do público-alvo. Isso torna a conversão em potenciais clientes mais facilitada.

Ao analisar os fatos citados, tudo depende da estrutura do seu escritório digital. Se, por exemplo, você possui uma equipe comercial capaz de atuar de maneira eficaz em todo o território nacional. Reduzindo assim os problemas de objeção, então a estratégia pode ser válida.

Tela onde você pode selecionar para qual região deseja anunciar (Foto: Reprodução)

Porém, se você não tem uma estrutura adequada para cobrir isso ou está começando agora, a campanha regional pode te trazer um retorno imediato mais eficiente.

Qual o orçamento ideal para iniciar uma campanha de Google Ads na Advogados?

Para ser minimamente competitivo dentro da busca por cliques e estar nas primeiras posições do Google é recomendado um investimento mínimo de R$ 20,00/dia. Esse é o valor recomendado para maioria das áreas da advocacia. 

Antes da pandemia, R$ 10,00 era o suficiente para começar no Google Ads na Advocacia. Porém com o aumento significativo de anunciantes que entraram e estão investindo fortemente dentro da área jurídica. O valor dobrou e demanda um orçamento consistente para que a sua campanha traga retornos ao seu escritório.

Qual nicho eu devo anunciar primeiro?

Umas das perguntas mais recebidas pela nossa equipe por advogados, que tentam descobrir qual a melhor área para investir e ter um retorno mais garantido neste início de trajetória no digital. 

Porém, na realidade, isso depende muito, pois no caso é uma decisão que se alinha muito ao tipo de negócio do seu escritório. No seu foco de trabalho, na área que mais faz sentido você captar clientes no momento e também do tipo de clientes que você deseja trabalhar no seu dia a dia.

O importante é realizar a criação de suas campanhas de forma estratégica, sempre visando um retorno de médio a longo prazo. Assim você consegue trabalhar com calma, testando as mais diversas áreas e vendo quais delas trazem um maior retorno para o seu escritório. Dessa forma, vai conseguir investir o seu dinheiro em anúncios de maneira inteligente.

Focar em palavras-chave de fundo ou meio de funil?

Primeiramente é importante entender os conceitos. Palavras de fundo de funil como advogado trabalhista, advogado criminal no Google Ads na Advocacia. Esses termos são focados para pessoas que já entendem qual advogado precisam e têm um maior conhecimento sobre o problema delas. 

Já as palavras de meio de funil, são pessoas que querem entender mais sobre o problemas que elas estão sofrendo naquele momento. Mas não necessariamente sabem como um advogado pode ajudá-las nisso. 

É aí que o advogado pode aproveitar para explorar oportunidades e aparecer nas buscas. Como, por exemplo, em casos de auxílio doença negado, demissões por justa causa, ajuda com pensão alimentícia, entre outras palavras.

A nossa recomendação é saber trabalhar com os dois pontos. Usando tanto palavras de fundo quanto de meio de funil, como por exemplo, usando a palavra advogado trabalhista. Você pode também usar palavras de meio de funil em cima de temas recorrentes do direito trabalhista como auxílios, justa causa, benefícios, contratos, entre outros.

Exemplo de uma divisão de uma campanha de topo de funil e fundo de funil (Foto: Reprodução)

Será que eu devo anunciar no Facebook ou no Google Ads na Advocacia?

O Facebook e o Instagram funcionam como redes de atenção, pois as pessoas consomem conteúdo diretamente pela tela do celular. Por outro lado, no Google, as pessoas agem de forma intencional ao realizar buscas, buscando conhecimento sobre algum tema específico ou uma solução para um problema cotidiano.

Em cima disso, você deve analisar o público que você procura para escolher a plataforma adequada para anunciar. 

Se for um público consciente do problema ou da solução, o Google funciona melhor. As pesquisas sempre direcionam-se mais para o problema que as pessoas estão enfrentando no momento, gerando uma demanda em busca da resolução.

Já se o seu público não sabe que existe uma solução para o problema em questão, o Facebook e o Instagram são plataformas melhores para anunciar, pois o impacto visual de você ali explicando um conteúdo sobre esses pontos, seja por vídeo ou arte, vai atrair a atenção de quem está acompanhando a plataforma, gerando interesse da pessoa em saber mais sobre aquele tema que ele não conhecia.

Anunciar com Site, Blog ou Landing Page?

Começando pelo site institucional e a resposta logo de cara vai ser nunca. O site institucional tem uma utilização melhor em cartões de visita e é algo voltado para divulgação da empresa, sem uso para anúncios. 

Devido ao conteúdo massivo e generalista presente em um site institucional, não recomendado para vendas e conversão de clientes em anúncios de tráfego pago.

Já a Landing Page é a mais indicada. O foco direciona-se para problemas e soluções, com um copy específico para cada situação e um botão do WhatsApp intuitivo que induz os potenciais clientes a clicarem no link e entrarem em contato com você para obter mais informações sobre os temas mencionados.

Blog: é recomendado que advogados com grande experiência em tráfego pago utilizem o blog, especialmente para abordar temas extremamente específicos que demandam uma explicação mais detalhada. Através desses textos mais elaborados, é possível promover o blog e obter conversões a partir dele

O que observar nas campanhas quando não está convertendo?

Existem alguns pontos que você deve observar, caso sua campanha não esteja indo dentro do planejado.

  • Quanto foi investido e qual foi o retorno? Muitas vezes, os advogados acabam tendo expectativas acima do ideal, principalmente em primeiras campanhas e isso gera uma certa frustração com os resultados. Por isso é preciso entender se o retorno foi realmente abaixo ou se a expectativa de retorno estava acima do real. Caso esteja empatando o retorno com o que foi investido ou até gerando prejuízo, é necessário uma revisão para alinhar o que está acontecendo para não haver performance.
  • Palavras-chaves, anúncios e landing page se conectam? Algumas vezes, durante os anúncios e na escolha das palavras chave ocorrem alguns erros, onde os temas que estão sendo impulsionado não estão sendo devidamente divulgados na landing page, o que acaba gerando pouco interesse de quem clica no anúncio e assim gerando perda de potenciais conversões por conta disso.
  • CTR dos anúncios está abaixo de 5%? O CTR é o cálculo onde é contabilizado o número de vezes que seu anúncio apareceu, dividido pelo número de cliques que ele recebeu. Se o valor final desta conta corresponder a menos de 5%, você precisa identificar onde está o problema, se estão nas palavras-chaves ou nos anúncios.
  • Quais são os termos de pesquisas que estão sendo usados? É importante neste caso você usar o sistema de filtro de negativação para tirar possíveis termos de pesquisa que estão sendo relacionados de forma errada a sua campanha.
  • Correspondência das palavras-chave: Quando você usa uma correspondência ampla, sem uma maior filtragem das palavras que realmente fazem sentido para sua campanha, podem acabar gerando um alto número de buscas mais generalistas, saindo do foco que tem a sua campanha.

O que observar na Landing Page:

  • Velocidade da Landing Page: Sim, a velocidade da sua landing page pode estar afetando suas campanhas e seus resultados. Uma página com otimização deficiente ou que apresente demora significativa no carregamento pode, de fato, dissuadir potenciais visitantes de acessá-la e, consequentemente, entrar em contato. Afinal, o tempo é precioso e, a cada segundo desperdiçado na navegação, torna-se desfavorável, especialmente para aqueles que estão enfrentando uma situação de urgência a ser resolvida.
Velocidade ideal de carregamento de uma Landing Page é de até 5 segundos (Foto: Reprodução)

Procura Gestão de Google na Advocacia?

Caso você esteja em busca de uma gestão eficiente de Google Ads direcionada ao seu escritório de advocacia, com ênfase na conversão de clientes, estamos prontos para oferecer nossa assistência.

Ao longo dos anos, estabelecemos nossa reputação como especialistas na criação de Landing Pages exclusivamente voltadas para advogados. Em mais de 2 anos, já atendemos mais de 800 Advogados em todo o Brasil e no mundo.

Assim, a nossa dedicação será total às estratégias destinadas a atrair clientes por meio das plataformas de anúncios, sejam elas o Google Ads ou o Facebook Ads.

A execução desse trabalho é planejada com um prazo mínimo de 3 meses, e há a opção de renovação por mais 3 meses, a depender das necessidades e resultados alcançados.

Enfim, um trabalho completo que você precisa para, de fato, começar a ter resultados no mundo on-line. Fale com a nossa equipe agora aqui neste link.

Veja mais

Oferta Anormal de Landing Page Para Advogados em Maio

Você vai poder criar quatro landing pages para o seu escritório de Advocacia com uma condição muito diferenciada somente entre 5 a 9 de maio