Marketing Jurídico: 5 tendências para 2024

Marketing Jurídico: 5 tendências para 2024. Na imagem, vemos um Advogado tocando em um painel de métricas.

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O que esperar do Marketing Jurídico para 2024? Olha, se tem alguma coisa que fazemos muito por aqui é ter contato com Advogados.

Aqui na nossa agência, já prestamos serviço para mais de 1 mil Advogados em todo o Brasil e no mundo, criando landing pages, fazendo a gestão dos anúncios, entre outros.

E temos contatos com os mais diversos perfis de Advogados: aqueles que estão iniciando agora no digital, quem já tem resultados, outros que estão muito bem estabelecidos e pode até ser que você conheça…

Sendo assim, alguma coisa do mercado jurídico a gente sabe. Por isso, nós fizemos um exercício de futurologia e projetamos 5 tendências do mercado jurídico para 2024. Algumas você pode até discordar, mas vale a pena ver o nosso ponto de vista. Por isso, confira no artigo abaixo:

Tendência #1 do Marketing Jurídico para 2024 – Pessoas terão cada vez menos objeções em contratar advogado pela internet

Pode ser um pouco controverso isso, mas essa é uma leitura que podemos fazer desse mercado tendo convivência com muitos Advogados.

Desde a pandemia, em 2020, tudo se concentrou em torno da internet, principalmente de pessoas que foram para o online resolverem seus problemas. E, claro, também de Advogados que tiveram o primeiro contato com o digital para atrair clientes para seus escritórios.

E com cada vez mais pessoas tendo boas experiências contratando Advogados pela internet, isso tende a ir se popularizando como uma prática comum.

Vamos imaginar que uma pessoa de Fortaleza, Ceará, foi atendida por um Advogado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, fez reuniões onlines, sempre teve feedback desse Advogado como andava o processo, e por fim, teve a sua audiência virtual, com um resultado satisfatório para esse cliente do outro lado do Brasil. 

Muito provavelmente, ele poderá indicar os serviços desse Advogado, e mais do que isso, contar a pessoas próximas que é possível contratar um Advogado pela internet, sem maiores problemas.

Para isso, peça depoimentos de seus clientes, principalmente no Google Meu Negócio, para destacar a confiabilidade do seu serviço e que outras pessoas de outros estados já contaram com o seu trabalho.

Se hoje uma das maiores objeções da advocacia online é a distância, aos pouco essa objeção irá se tornar menos resistente aos poucos. Se você ainda não faz anúncios a nível nacional, considere esse teste.

Tendência #2 do Marketing Jurídico para 2024 – Consolidação do uso de IA para tudo: criar anúncios, conteúdos, etc

A inteligência artificial generativa, como o ChatGPT e o Google Bard, veio para ficar. 

E a tendência é que essas ferramentas ganhem ainda mais funcionalidades e fiquem mais robustas, se tornando indispensável para quem está no online de maneira profissional.

Isso vai da criação de conteúdo, até análise de dados, de mercado e muito mais.

Pode ser que no futuro outras inteligências generativas voltadas para cada nicho de mercado, como o jurídico, fiquem ainda mais afiadas e indispensáveis para o dia a dia. 

#3 do Marketing Jurídico para 2024 – Estruturação de equipes comerciais nos escritórios de advocacia

Isso é uma evolução normal de um movimento de profissionalização de escritórios de Advocacia de pequeno e médio porte iniciado há alguns anos.

Advogados notaram que, para escalar um escritório através de anúncios online, atendendo um alto número de leads, é necessário ter uma equipe comercial. Afinal, tem Advogado que recebe milhares de leads por dia de campanhas vinda do Google Ads e outras fontes de tráfego.

Ter SDR para atendimento prévio, closer para fechamento de contrato, “Comercial 2” para se relacionar com clientes já existentes, etc.

Como contratar, como reter, como remunerar esses profissionais, são as principais dores de quem está estruturando departamentos comerciais.

Você verá esses termos ainda mais presentes em cursos e eventos para Advogados durante todo ano de 2024.

Tendência #4 do Marketing Jurídico para 2024 – Advogados cada vez mais explorando outras fontes de tráfego 

O custo por clique em todas as fontes de tráfego vai ficar cada vez mais caro. Isso é fato.

Com mais anunciantes entrando nas plataformas, aumentando o orçamento em tráfego e ao mesmo tempo vemos que o número de usuários não cresce à mesma medida, é normal que o custo do clique fique mais caro.

Esse ano já vimos muitos Advogados usando o Meta Ads de maneira profissional, por exemplo. E em 2024 será mais comum o uso de outras plataformas de anúncios, como o TikTok Ads, YouTube e até lista de e-mails.

Para quem joga o jogo de performance, será necessário diversificar e buscar custos menores, sem perder a conversão. Por isso, diversificar as ações será muito importante para se manter competitivo.

Tendência #5 do Marketing Jurídico para 2024 – Produzir conteúdo vai ser cada vez mais relevante

Com mais ofertas disponíveis, vai se destacar quem se parecer mais conhecido e confiável.

Destacamos na primeira tendência para 2024 que enxergamos que haverá cada vez menos objeções para se contratar Advogado on-line e que é importante demonstrar essa confiabilidade com um depoimento no Google Meu Negócio, por exemplo.

O raciocínio é basicamente esse.

A jornada de descoberta de um cliente pode ter várias etapas. O cliente pode te descobrir pelo Google Ads, mas ele vai querer saber mais sobre você e vai te buscar no Instagram.

Às vezes pode ser o inverso. Viu um anúncio seu no Instagram, mas vai te buscar no Google. E lá encontra o seu blog. Percebe que sempre é importante ter um ponto de contato a mais?

E quem estiver bem posicionado em mais redes possíveis, tem mais chance de levar o cliente.

Conclusão

Vimos neste artigo algumas tendências que achamos relevantes para 2024, com base em nossa experiência.

Primeiro, vimos que é possível que a objeção para contratar Advogados a distância deve ser cada vez menor daqui para frente porque com mais pessoas tendo boas experiências com Advogados à distância, essa objeção tende a enfraquecer.

Apostamos que a inteligência artificial gerativa será ainda mais indispensável para esse próximo ano para quem atua de maneira profissional. A estruturação de equipes comerciais será ainda mais comum em escritórios de advocacia, diante da necessidade de tornar os anúncios on-line escaláveis. 

E, por fim, acreditamos que os Advogados explorarão outras fontes de tráfego no digital para buscar melhores performances com o menor custo possível. E também vemos que produzir conteúdo será ainda mais importante diante de mais Advogados entrando no digital. Acreditamos que quem se parecer mais confiável, leva o cliente.

Mas uma coisa é certa. O básico bem feito vai continuar funcionando.

Se você ainda está iniciando do zero, comece pelo básico. Landing Page e anúncio no Google Ads. Ainda vale a pena e valerá muito a pena.

Essa é a estrutura mais básica para colocar no ar porque você pode colocar para rodar tudo em uma semana e não precisa gravar vídeos, ter redes sociais profissionais (pelo menos por agora).

Se ainda tem muita gente fazendo, é porque ainda dá muito resultado.

Somos referência na criação de Landing Pages Para Advogados, com mais de 1.000 Advogados atendidos (e contando) em todo o Brasil e no mundo.

Podemos te entregar um trabalho que você precisa para, de fato, começar a ter resultados no mundo on-line. Fale com a nossa equipe agora aqui neste link.

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