Como captar clientes? Essa talvez seja uma das maiores dores de Advogados, de qualquer estágio de carreira, de qualquer região ou de qualquer área do Direito. E não seria diferente no nicho Trabalhista. Por isso, neste artigo reunimos diferentes estratégias de Marketing Para Advogados Trabalhistas, todas usando ferramentas digitais.
Talvez você possa se identificar mais com uma, talvez mais com outra, mas o importante é você saber de todas as possibilidades e aplicar de acordo com o seu momento e as suas necessidades. Confira abaixo:
Marketing Para Advogados Trabalhistas: Anúncios na Rede de Pesquisa no Google Ads + Landing Page
Esse é o primeiro ponto que precisa ser providenciado. No Google Ads, que são os anúncios patrocinados do Google, você já atrai um tipo de cliente que já procura por Advogado ou por algum problema que um Advogado resolve.
Toda vez que alguém procurar por um “advogado trabalhista”, vão aparecer quatro resultados de pesquisas do Google Ads, sendo que um deles pode ser do seu escritório. O potencial cliente clica, vai ser redirecionado para a sua Landing Page, onde terá todas as informações sobre o seu trabalho e entrar em contato contigo clicando no botão para o WhatsApp.
Os temas mais indicados para landing pages trabalhistas são:
- Acidente de Trabalho;
- Reconhecimento de Vínculo Trabalhista;
- Justa Causa;
- Rescisão Indireta;
- Além de uma forma mais generalista, com diversos temas da área trabalhista.
O valor mínimo de investimento para divulgação no Google Ads nestes casos é de R$ 25,00 ao dia. Esse é um valor bom para que você apareça mais vezes no topo das pesquisas. Além de ser mais competitivo diante de outros anunciantes para essas disputas.
E você talvez possa ter a seguinte dúvida: devo fazer anúncios a nível nacional ou regional no Google Ads?
O nacional tende a ter muito mais volume e cliques mais baratos porque você consegue alcançar regiões que não existem muitos Advogados anunciando. Pois a grande parte de Advogados que anunciam preferem anunciar de forma regional. Mas ainda existem clientes com a objeção da distância, o que pode ser um fator durante o processo comercial de fechamento.
Regional tem menos volume. Cliques um pouco mais caros porque é mais oferta de Advogados em regiões específicas e uma demanda mais limitada que o nacional.
Mas a nossa recomendação é para campanhas a nível nacional. Porque você tem uma demanda potencial muito maior e faz com que a plataforma adquira inteligência e otimize os anúncios de forma mais rápida.
Se você quer entender mais como funciona o Google Ads, falamos mais aqui neste artigo.
Marketing para Advogados Trabalhistas: Anúncios no Facebook e Instagram
Nos Anúncios no Instagram e Facebook (Meta Ads), a dinâmica é um pouco diferente do Google Ads porque você poderá atrair potenciais clientes que não necessariamente têm a consciência que têm algum tipo de direito. Por isso, você pode impactar de forma visual através de uma imagem ou de um vídeo.
Algumas ideias de anúncios que você pode ter:
- Se você é motorista, saiba que você tem esse direito que as empresas não pagam
- Você sofreu algum acidente de trabalho? Saiba Seus Direitos
- Trabalha em casa de família? Veja Seus Direitos
É crucial prestar atenção à Chamada para a Ação (CTA) em português, evitando afirmações como “fale conosco agora”, a fim de evitar possíveis problemas com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pode interpretar isso como uma forma indevida de captação de clientes. Portanto, é recomendável optar por chamadas mais genéricas, como “conheça todos os seus direitos” ou “compartilhe este vídeo/imagem com quem precisa”.
No caso do Meta Ads, que atende as duas plataformas, recomendamos o investimento de R$ 15,00 por dia para ser competitivo.
Entender claramente o seu campo de atuação e determinar o raio geográfico que pretende abranger é crucial, tanto para o Google Ads quanto para o Meta Ads. Essa definição tem um impacto direto nos resultados que você alcançará e também no retorno sobre o investimento a ser realizado.
Se você deseja ser mais reconhecido na sua região, foque em uma campanha regional, com um raio de ação menor, assim, você será mais acionado nas proximidades de onde você atende. Já se pretende atender em todo o Brasil, foque em uma campanha nacional.
Marketing Para Advogados Trabalhistas: Conteúdo nas redes sociais
Produzir conteúdo pode se tornar um aliado significativo para que potenciais clientes o descubram e adquiram confiança ao pesquisar mais sobre você, especialmente aqueles que o encontraram por meio do Google.
Também tem como foco mostrar oportunidades e quebrar barreiras e pré-conceitos estabelecidos para os potenciais clientes, assim trazendo notoriedade a sua marca dentro do mercado e gerando mais interesse nestas pessoas sobre o seu trabalho.
Um exemplo de conteúdo que tem viralizado bastante principalmente no Instagram, são os vídeos em formato Reels, onde advogados respondem dúvidas de seus seguidores, que podem ser dúvidas também de outras pessoas.
Outra tática interessante é justamente o uso dos stories para interatividade com sua base, gerando proximidade e criando autoridade no seu conteúdo, o que gera retorno em diversas vertentes, como oportunidades de networking com marcas, novos clientes, etc.
Um perfil no Instagram que faz isso muito bem na área trabalhista é o Dr. Alexandre Ferreira, que tem mais de 346 mil seguidores no Instagram em seu perfil focado na área trabalhista para o cliente final.
Sendo assim, alguns exemplos de conteúdos:
- Situações que te permite pedir demissão sem perder direitos
- Toda doméstica que trabalha pelo menos 2 dias da semana tem esses direitos
- O que fazer quando a empresa está forçando sua demissão
- Grávida não pode ser demitida sem justa causa, entre outros
Marketing Para Advogados Trabalhistas: Ranqueie termos específicos no YouTube e Blog
Para encerrar, é imprescindível que você tenha a habilidade de posicionar nos resultados de busca os termos específicos mais procurados dentro da sua área. Essa competência se torna essencial tanto na criação de artigos para o seu blog, se tiver um, quanto na produção de vídeos e na elaboração de títulos de conteúdo para plataformas como o YouTube.
Ou seja, a ideia aqui é produzir conteúdos buscáveis, direcionando-os para os mecanismos de buscas do Google (e aqui estamos falando do SEO, que é a otimização para os motores de buscas da plataforma, fora os anúncios) e do YouTube, que funciona de forma semelhante ao do Google.
Isso aumenta a variedade e diferencia o seu conteúdo, trazendo temas que tem demanda, mas que são pouco abordados dentro do meio. Quanto mais relevante for o seu conteúdo, maior a chance dele se converter em contatos.
Alguns exemplos de conteúdos:
- Direitos do empregado aeroportuário: guia completo
- Trabalhei sem Carteira mais de 6 meses. Quais meus Direitos
- Acerto Trabalhista: Tudo o que você precisa saber
Procura Gestão de Tráfego Para Advogados?
Se você procura uma gestão eficiente de Google Ads e Meta Ads, conforme discutido anteriormente como os anúncios no Instagram e Facebook, voltada para o seu escritório de advocacia, com foco na geração de potenciais clientes, estamos totalmente preparados para oferecer nossa assistência.
Ao longo dos anos, estabelecemos nossa reputação como especialistas na criação de Landing Pages e na gestão de tráfego exclusivamente voltada para advogados. Em mais de 2 anos, já atendemos mais de 1.000 Advogados em todo o Brasil e no mundo.
Assim, a nossa dedicação será total às estratégias destinadas a atrair clientes por meio das plataformas de anúncios, sejam elas o Google Ads ou o Meta Ads.
Planejamos a execução deste trabalho com um prazo mínimo de 3 meses, com a opção de renovação por mais 3 meses, dependendo das necessidades e dos resultados obtidos.
Enfim, um trabalho completo que você precisa para, de fato, começar a ter resultados no mundo on-line. Fale com a nossa equipe agora aqui neste link.