Meta Ads Para Advogados: Guia Completo 2025

Meta Ads Para Advogados: Guia Completo 2025

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Se você é advogado e deseja alcançar potenciais clientes no digital, entender como funciona o Meta Ads Para Advogados (antigo Facebook Ads) tornou-se fundamental em 2025.

O Meta Ads é uma das principais ferramentas de anúncios online, permitindo que advogados promovam seus conteúdos informativos de maneira direcionada, alcançando potenciais clientes no Facebook e Instagram. 

Além de ter um enorme alcance, a plataforma permite segmentações estratégicas, personalizando sua campanha para chegar ao público certo. Neste artigo, você verá como você, Advogado, poderá usar essa plataforma de maneira assertiva.

O Que é o Meta Ads e Como Funciona?

O Meta Ads é a plataforma de anúncios do grupo Meta, que inclui o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. 

Com o Meta Ads, advogados podem exibir anúncios em vídeo, imagem ou carrossel diretamente na linha do tempo de potenciais clientes enquanto eles navegam nas redes sociais. 

A maior vantagem é que, em vez de esperar que o usuário crie consciência e busque ativamente por advogados ou serviços jurídicos, o Meta Ads permite impactar visualmente o público-alvo onde ele já está, captando sua atenção por meio de conteúdos chamativos.

É importante notar que o Meta Ads é diferente de outras plataformas de anúncios, como o Google Ads. Por ser uma rede de atenção, onde os anúncios são exibidos sem que o usuário esteja, necessariamente, buscando por um Advogado ou algum direito. 

Isso representa uma grande oportunidade para advogados que desejam alcançar públicos que talvez nem saibam que têm algum direito ou algum problema que o Advogado possa resolver.

Por que o Meta Ads é Importante para Advogados?

O uso do Meta Ads por advogados tem crescido nos últimos anos pela nova regulamentação da OAB, o provimento 205/2021. Essa atualização permite a distribuição de conteúdos jurídicos por meio de plataformas de anúncios, como o Meta Ads.

Além disso, a plataforma cresceu pelo grande alcance (mais de 100 milhões de brasileiros usam o Facebook e Instagram). E também pela segmentação detalhada que a plataforma oferece. 

Antigamente, havia uma percepção de que o Meta Ads trazia apenas leads desqualificados, mas isso mudou. Com uma boa estratégia, é possível atrair leads altamente qualificados e com grande potencial de conversão em praticamente qualquer tipo de público.

Meta Ads Para Advogados x Google Ads: Qual é Melhor?

Muitos advogados já estão familiarizados e entendem a importância do Google Ads, mas é interessante entender as diferenças para escolher a melhor estratégia. 

O Google Ads, especialmente na rede de pesquisa, é uma rede de intenção, onde o usuário já tem a consciência e busca por um Advogado ou algum problema ou direito que o Advogado resolve. O Meta Ads podemos caracterizar como uma rede de atenção

Essa distinção é importante, pois, no Meta Ads, você pode alcançar potenciais clientes que ainda não estão buscando por um advogado. Mas que podem se interessar pela sua oferta ao serem impactados por um anúncio relevante.

Você até pode afirmar: “Ah, mas meu público não sabe que precisa de um advogado e não sabe que pode ter um direito ou algum problema”. É neste caso que o Meta Ads pode ajudar justamente neste ponto, de criar uma demanda para o que você quer atrair.

Aqui vai um cenário do Meta Ads área trabalhista:

Imagine, por exemplo, que um advogado trabalhista queira oferecer seus serviços para pessoas que podem precisar de ajuda com questões de reconhecimento de vínculo ou falta de pagamentos do INSS. 

No Google Ads, ele poderia alcançar pessoas buscando diretamente por termos como “advogado trabalhista” ou “trabalhei sem carteira assinada” ou “não estão pagando o FGTS”. 

No Meta Ads, ele pode impactar pessoas que ainda não têm total consciência que esses dois direitos estão sendo respeitados: trabalhando sem registro e sem receber o FGTS. Mas que se você fizer um anúncio informativo, poderá atingir esse tipo de público.

Definindo Seu Público no Meta Ads

A possibilidade de segmentação de público é uma das grandes vantagens do Meta Ads. 

Para campanhas bem-sucedidas, é fundamental entender as características do público-alvo e saber se ele já tem consciência da necessidade de contratar um advogado ou se ainda está descobrindo um problema ou algum direito. 

No Meta Ads, você pode adaptar sua abordagem para alcançar tanto pessoas que estão em uma fase inicial de conscientização quanto aquelas que têm uma maior consciência daquilo que você quer atrair. 

Existem algumas áreas de atuação que se beneficiam especialmente da segmentação oferecida pelo Meta Ads em comparação ao Google Ads, por exemplo.

Uma delas são trabalhadores de categorias específicas. Essas segmentações de público estão no Meta Ads e você pode criar anúncios para pessoas que trabalham em ramos específicos. 

Alguns exemplos que já testamos e deu certo foi: motoristas e caminhoneiros, vigilantes, profissionais que trabalham em hospitais, etc.

Você também pode segmentar para somente pais e mães, brasileiros que moram fora do país ou em alguma região específica, etc.

Campanhas Bem-Sucedidas: Trabalhista e Previdenciário

As campanhas para advogados trabalhistas e previdenciários costumam ter ótimos resultados no Meta Ads, especialmente por dois motivos: existe uma demanda praticamente infinita para essas duas áreas. 

E também porque as pessoas não sabem dos seus direitos e como um advogado pode ajudar. Por isso, criar essa consciência no Meta Ads pode ser muito interessante.

Exemplos de campanhas no Meta Ads para essas áreas incluem:

  • Reconhecimento de Vínculo: É possível impactar trabalhadores que estão trabalhando sem registro e que podem ter direitos a receber. Mas que talvez não estejam procurando diretamente por isso.
  • Rescisão indireta: Por mais que a consciência desse tipo de direito esteja crescendo, ainda é grande o número de trabalhadores que estão tendo direitos violados e podem ser encaixados na rescisão.
  • Auxílios previdenciários e BPC Loas: Mais de 500 mil benefícios são concedidos todos os meses pelo INSS e a demanda é realmente muito grande. Infelizmente, o Brasil é um país pobre com muita gente que passa por necessidades básicas, mas ao mesmo tempo, o alcance das redes sociais impacta todos tipos de públicos.

Essas áreas têm uma demanda elevada e um potencial de atrair uma quantidade expressiva de leads, permitindo que você faça ajustes e otimize suas campanhas com o tempo. Ainda que nem todos os leads sejam qualificados, o potencial de gerar contatos relevantes é grande.

Qual Tipo de Anúncio Escolher? Vídeo ou Imagem?

Existem duas possibilidades como você pode usar para criar os seus anúncios no Meta Ads: imagem ou vídeo. Cada tipo de anúncio tem suas vantagens, e a escolha depende do seu objetivo e da facilidade de produção. Vamos explorar as diferenças:

  • Imagens: São rápidas e fáceis de produzir, e podem ser a melhor escolha para quem está iniciando agora e não tem muita familiaridade para gravar vídeos. Utilizando ferramentas como o Canva, é possível criar artes atrativas de forma rápida, o que facilita a entrada no Meta Ads sem necessidade de grande produção.
  • Vídeos: Têm um poder de engajamento maior, podem transmitir uma mensagem mais detalhada e você pode ser mais assertivo na mensagem que quer passar. Se você optar por um vídeo, tente garantir que ele seja dinâmico e tenha boa iluminação, mesmo que seja gravado em um celular. Em alguns casos, fazer anúncios em vídeo pode ter o poder de transformar completamente os resultados.

Se talvez você esteja inseguro com a criação de conteúdo, principalmente em vídeo, observar o trabalho de advogados bem-sucedidos com produção de vídeos, como Alexandre Ferreira e Miriane Ferreira, pode ser uma boa forma de inspiração. 

Ambos utilizam vídeos que captam o interesse do público e têm uma comunicação direta e acessível, que conecta com o público.

A Importância da Chamada para Ação (CTA)

Um elemento fundamental para o sucesso do seu anúncio no Meta Ads é a chamada para ação, ou CTA. 

No entanto, para não haver problemas com o código de ética, recomendamos a fazer chamadas menos agressivas, como do tipo:  “Fale com um advogado de confiança” ou “procure um advogado para te orientar”. 

Como Avaliar o Desempenho de uma Campanha no Meta Ads

Para garantir que sua campanha realmente gere resultados, é crucial monitorar e analisar os resultados. Aqui estão algumas métricas que você deve acompanhar:

  • ROI (Retorno sobre o Investimento): Essa métrica indica quanto a campanha está gerando em comparação ao valor investido. Se você investiu R$1.000 e teve um retorno de R$5.000, nem que seja um retorno que você planta para o futuro, podemos dizer que está no caminho certo. O ROI é a métrica mais importante de todas que precisamos analisar.
  • Custo por Conversa (lead): Essa métrica pode variar dependendo da área de atuação. Campanhas trabalhistas costumam ter um custo menor por conversa devido ao grande volume, enquanto campanhas na área da saúde ou previdenciária podem ter custos ligeiramente mais elevados.
  • Qualidade dos Leads: Avaliar a relevância dos leads para garantir que a campanha está atingindo o público certo. É normal que alguns leads não estejam totalmente qualificados, mas campanhas bem segmentadas tendem a gerar contatos mais alinhados. No entanto, essa é a parte mais segmentação mais difícil de todas e exige mais tempo de testes e até de aprendizado da plataforma para trazer o público certo.

Muitos Advogados usam como base os resultados de outro Advogado que está fechando contrato. Mas isso é um erro. O ideal é sempre comparar os resultados com suas próprias metas e sua realidade e ajustar a campanha conforme necessário. Cada um tem uma realidade e um momento diferente e isso importa bastante nos anúncios on-line.

Teste, Aprimore e Monitore Constantemente

O sucesso no Meta Ads exige um trabalho contínuo. Teste diferentes estratégias, monitore as métricas e continue aprimorando os anúncios para alcançar resultados cada vez melhores. 

Se uma campanha está dando certo, ótimo. Crie uma nova para tentar ser ainda melhor que essa e vá aprimorando.

O Meta Ads pode ser um canal muito eficaz para gerar muitas oportunidades para seu escritório de advocacia.

E como citamos, use apenas a sua realidade como métrica e trabalhe em cima de um plano. Muitas vezes os resultados podem não vir de imediato. Mas uma vez que você acerta a mão, pode compensar de todas as outras vezes que você tentou e não deu certo.

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