Se você é advogado e deseja expandir sua presença digital, o YouTube para Advogados é uma ferramenta pouco explorada da forma que deveria ser no meio jurídico.
Diferentemente de outras redes sociais, o YouTube oferece oportunidades únicas de captação de clientes, geração de autoridade e construção de um ativo de longo prazo. Neste artigo, exploraremos como o YouTube pode transformar sua advocacia e forneceremos dicas práticas para começar.
O Poder do YouTube na Captação de Clientes
Ao contrário de redes sociais que priorizam conteúdos momentâneos, o YouTube oferece uma vida útil longa para os vídeos publicados.
Em plataformas como Instagram e TikTok, a relevância de um vídeo costuma durar entre 2 a 3 dias, a menos que ele viralize.
No YouTube, por outro lado, quando você acerta um tema de um vídeo, por exemplo, esses vídeos podem continuar sendo visualizados e recomendados pela própria plataforma por meses ou até anos.
Além disso, o YouTube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo, atrás apenas do Google. As pessoas utilizam o YouTube para pesquisar respostas a perguntas e soluções para problemas.
Para advogados, isso representa uma oportunidade única de se posicionar como referência em sua área de atuação, capturando leads qualificados diretamente de vídeos informativos.
Sendo assim, cada vídeo que você publica no YouTube, ele pode se tornar um “ativo digital” para seu escritório que vamos explicar mais logo abaixo.
O conceito de “ativo digital” no YouTube para Advogados
É importante entender o conceito de ativo gerador de clientes, no qual acreditamos fortemente, ainda mais no contexto do YouTube para Advogados.
Inspirado no famoso livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki, os ativos são investimentos que geram retorno, como aluguéis, royalties de livros, investimentos, etc.
No contexto digital, vídeos publicados no YouTube podem se transformar em ativos duradouros, gerando potenciais clientes para o seu escritório por meses, ou até anos, após a publicação.
Isso significa que você investe o seu tempo uma vez para a gravação e produção de um vídeo e ele poderá te gerar retornos por muito tempo.
No vídeo, você passa o seu conteúdo e no final você pode fazer a sua chamada para ação (mostraremos mais adiante uma sugestão) e na descrição do vídeo, você pode colocar suas informações de contato, como suas redes sociais e uma Landing Page para potenciais clientes entrarem em contato.
Exemplos de ativos na prática:
- Um vídeo sobre “Direitos do consumidor” pode continuar gerando leads enquanto houver pessoas pesquisando sobre o tema.
- Um conteúdo sobre “Divórcio consensual” pode atrair clientes interessados no serviço por meses ou anos.
Por Que o YouTube É Subestimado por Advogados?
Apesar de seu enorme potencial, muitos advogados, em nossa análise, ainda subestimam o YouTube. Um dos fatores do motivo que ele é pouco explorado como deveria é porque é mais trabalhoso gravar um vídeo
Isso se deve, em parte, ao foco em redes sociais como Instagram e TikTok. Contudo, os números não mentem:
- 98 milhões de brasileiros estão no YouTube.
- Nos últimos dois anos, o YouTube adicionou 35 milhões de novos usuários no Brasil.
- 91% dos usuários do YouTube aumentaram o tempo de navegação na plataforma.
- Esses dados mostram que o consumo de conteúdo no YouTube está em alta, o que o torna um canal indispensável para estratégias de marketing jurídico.
Como Criar Vídeos Estratégicos para o YouTube para Advogados
Se você é advogado e deseja aproveitar o YouTube como ativo gerador de clientes, o primeiro passo é identificar temas relevantes para o seu público-alvo.
E como fazer isso?
É basicamente o mesmo processo para você descobrir palavras-chaves para anunciar no Google Ads. Você pode usar ferramentas, como o planejador de palavras-chave do próprio Google e ir fazendo pesquisas para ver o que faz e o que não faz sentido.
Vamos dar alguns exemplos de títulos de vídeos que você pode gravar:
- Na área do direito bancário: “Minha conta bancária foi bloqueada. O que fazer?” Ou “veículo apreendido pelo banco”
- No direito previdenciário: “Como dar entrada no BPC/LOAS?” ou “Quem tem direito à aposentadoria especial?”
- No direito de família: “Como funciona o processo de guarda compartilhada?” ou “Divórcio: o que você precisa saber?”
Para gerar os melhores resultados, nós recomendamos que sempre grave o vídeo na horizontal e que o vídeo tenha entre 7 a 14 minutos.
Isso fará com que você tenha um bom AVD (Average Video Duration), que é a média em que as pessoas assistem o seu vídeo.
O que a plataforma quer é que as pessoas fiquem na plataforma. Para isso, é necessário que vejam os vídeos iniciados até o final ou boa parte dele.
Se você tem um bom AVD, o YouTube vai te “premiar” ranqueando seus vídeos nas primeiras posições e recomendando para pessoas que têm interesse semelhante ao tema abordado no vídeo.
Exemplos Práticos de Temas e Resultados no YouTube
Um exemplo prático é o tema “Como dar entrada no LOAS”. Muitos advogados já publicaram vídeos sobre esse assunto, e mesmo os vídeos gravados há três anos continuam aparecendo nos primeiros resultados de busca.
Isso mostra o potencial do YouTube como uma ferramenta perene: o esforço que você faz hoje pode gerar resultados contínuos.
Outra vantagem é que seus vídeos no YouTube podem aparecer nas buscas do Google. Assim, além de capturar leads na plataforma de vídeo, você pode ser encontrado por usuários que pesquisam diretamente no Google, ampliando ainda mais as chances de você ser encontrado.
Como Produzir Conteúdos Dentro das Regras da OAB?
É importante lembrar que os vídeos produzidos precisam seguir as normas do Código de Ética da OAB, com base no provimento 205/2021. Isso significa que:
- Os conteúdos devem ser informativos, sem promessas de resultados ou mercantilização da profissão. Sem menção a valores, por exemplo
- Você pode utilizar os vídeos para esclarecer dúvidas gerais e incentivar os espectadores a entrarem em contato para obter mais informações.
- Por exemplo, ao final de cada vídeo, você pode incluir uma chamada para ação como:
“Caso tenha dúvidas, recomendo procurar um Advogado para que ele possa te ajudar de forma personalizada”
Transforme o YouTube em Uma nova fonte de Captação de Clientes
Para aproveitar todo o potencial do YouTube, você precisa de uma estratégia clara. Isso inclui:
- Escolher temas alinhados às dúvidas do seu público.
- Gravar vídeos objetivos que solucionem problemas específicos.
- Otimizar os vídeos com títulos e descrições baseados em palavras-chave relevantes.
- Criar thumbnails (capas) chamativas que atraiam cliques.
- Ter consistência de produção. O YouTube mais do que qualquer outra rede social, é plataforma de médio e longo prazo. Não inicie hoje pensado em colher resultados amanhã
Se você seguir esses passos, os vídeos no YouTube podem, assim, se transformar em ativos extremamente valiosos e, consequentemente, gerar clientes de forma contínua para o seu escritório.
Conclusão
O YouTube é uma plataforma, em nossa análise, subestimada por muitos advogados, mas possui um enorme potencial para gerar resultados duradouros e consistentes para quem leva a sério.
Com a estratégia certa, você pode transformar vídeos simples em ativos geradores de clientes, podendo fazer um único esforço e ter a possibilidade de colher os resultados por bastante tempo.
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